Uncategorized

A alta do dólar aumentará valor de carros de luxo?

Com a subida do dólar nos últimos tempos, várias questões relacionadas à indústria automotiva surgiram. Um dos principais temas que preocupa quem está pensando em investir em um novo veículo é sobre o aumento dos preços.

Falando especificamente sobre quem está a fim de um carro de luxo, será que esta alta aumenta de forma exponencial o valor final da máquina? Isso é o que falaremos a seguir, mostrando alguns pontos relacionados ao assunto. Afinal, como uma revendedora que preza pelo encantamento de nossos clientes, queremos deixar tudo bem explicado

Alta do dólar impacta de que forma no valor do carro?

Vamos lá, então. Como é natural, sendo uma questão básica de mercado, a tendência é de que, com o dólar mais alto, o valor de peças importadas aumente. E isso terá um impacto natural no preço final.

Com isso, é inegável que há, sim, um risco de aumento dos preços de carros de luxo por conta da diminuição da competitividade do real em relação ao dólar. Porém, a alta constante da moeda norte-americana não significa que, todos os dias haverá o aumento do preço também.

Isso depende, também, das estratégias das marcas e capacidade de chegar a acordos com o setor público em busca de benefícios para produção e venda dos veículos.

Por exemplo: para tentar manter o número de vendas, empresas internacionais podem assumir uma pequena perda no valor de um único automóvel, mantendo o preço em um mesmo patamar anterior, para não perder a competição para modelos nacionais semelhantes.

Sendo assim, a aposta é de que vale mais a pena seguir vendendo mais unidades, mesmo com um preço não tão compatível com o custo de produção, em vez de ficar com diversos modelos encalhados. Ou seja, não é necessariamente automático que, com a subida do dólar dia após dia, os preços dispararão de maneira que ninguém mais consiga comprar.

Além disso, outra possibilidade que surge para as montadoras é tentar acordo com o setor público para garantir isenções de determinados impostos, que baixem custos de importação de peças, por exemplo, o que permitiria baixar um pouco o preço final, garantindo que o aumento do valor seja menos impactante.

Enfim, o que dá para dizer é que a alta do dólar terá um impacto no preço, é natural que algum aumento aconteça porque as empresas de carros de luxo costumam ter suas produções fora do país e o processo de importação se torna mais caro.

Porém, não é uma relação direta, de que o aumento do valor seja uma rotina diária porque o dólar subiu. É importante acompanhar outros movimentos do mercado, como a estratégia de vendas da empresa e eventuais estímulos vindo do setor público para que o mercado não desaqueça tanto e o consumo da sociedade se mantenha em níveis mínimos aceitáveis, mesmo em tempos de crise.

Portanto, se você está pensando em investir em um carro de luxo, acompanhe os movimentos do mercado para entender se a alta do dólar vai gerar, ou não, um aumento tão grande e relevante no valor final.