Blog

CARRO POPULAR ZERO OU
PREMIUM SEMI NOVO

Este é um dos dilemas mais profundos do universo automotivo. Alvo de debates, a decisão de comprar um seminovo de luxo ou um popular novo precisa ser tomada por algumas pessoas que decidiram trocar de carro. Este post vai mostrar algumas das vantagens e desvantagens em adquirir um seminovo premium e também dos populares zero quilômetro. Confira!

Vantagens e desvantagens do seminovo premium

Quando saem de fábrica, os automóveis de luxo têm um preço maior, mais equipamentos e confere mais status ao proprietário. Ar condicionado digital dual zone, direção elétrica, bancos em couro, câmbio automático, computador de bordo, motor potente e mais uma série de itens oferecem conforto e desempenho.

Outro ponto positivo no seminovo premium é o preço. Nos primeiros três anos de uso, os carros novos sofrem uma desvalorização natural. Por isso, investir no seminovo de luxo pode ser vantajoso, já que o comprador vai pagar o preço reduzido, o que não acontece com o veículo novo, mesmo que básico.

Quem vai adquirir um seminovo está livre, ainda, das primeiras despesas, como emplacamento e documentações. A baixa quilometragem é um fator a considerar. Geralmente, um veículo de um ou dois anos rodou 20 ou 30 mil quilômetros, se muito. Eles provavelmente estão em ótimo estado de conservação e não tiveram mais que um dono.

Porém, nem tudo são flores. Precisamos falar das desvantagens também. Após três anos, os veículos já são considerados usados. As primeiras manutenções começam. Uns filtros aqui, uns amortecedores ali e uns pneus acolá. E as peças dos carros premium precisam ser de maior qualidade e, por isso, não são baratas. O seguro desses carros também  costuma pesar um pouco.

Vantagens e desvantagens dos populares novos

Comprar um carro com cheirinho de novo é muito bom. Com hodômetro zerado, fazem a alegria de muita gente. Com a mecânica perfeita, é só encher o tanque e rodar. Para quem não gosta de frequentar a oficina, é uma excelente pedida.

Os populares novos também estão no período de garantia. Basta só fazer as revisões de acordo com o manual do proprietário. O preço sem dúvida é menor do que a de um veículo premium zero. A desvalorização inicial é menor e o seguro também não são caros. O consumo de combustível também é atraente, já que contam com motores de menor cilindrada, geralmente mil.

Mas, para quem gosta de conforto e muitos equipamentos isso é um problema. Os populares, embora hoje já tenham ar condicionado e direção hidráulica, não passam disso. A maior parte dos opcionais dos seminovos de luxo estão  ausentes. Também aquelas despesas iniciais com documentos e emplacamento vão bater à porta.

Mesmo pesando bem na balança todas as vantagens e desvantagens do zero básico e do seminovo equipado, a decisão sobre o que é melhor depende muito do objetivo e do perfil do comprador. Se ele gosta de luxo, conforto e não se importa com consumo de combustível nem com manutenção cara, deve investir no seminovo. Agora, se prefere economia e faz questão de ter um veículo zero quilômetro, então vai fazer bem em adquirir o modelo básico.

004/ NOTÍCIAS