Blog

O fim da gasolina

A era dos veículos movidos a gasolina sempre teve seus dias contados, desde a época em que se constatou que o petróleo é uma fonte de energia não renovável. Mas não é só por essa razão que os tempos estão mudando

Com o avanço da tecnologia e com o aumento da preocupação com o meio ambiente do planeta, alguns países da Europa e os Estados Unidos aderiram aos carros elétricos, impondo leis que proíbam os automóveis que usam um combustível que ajuda na poluição.

Como consequência dessas medidas, a indústria petroleira já prevê uma crise em sua produção, afinal a venda de seus produtos tende a diminuir com a perda desses grandes mercados.

Esse cenário vai trazer uma nova gama de empregos, mas também terá uma implicação menos feliz para quem já atua em marcas desse setor.

Mudanças no Brasil

O nosso país é um grande produtor e exportador de petróleo, então deve ser um dos mais afetados por nações como Alemanha, França, Reino Unido e EUA diminuírem seus investimentos financeiros nessa área.

Então será necessário que, para as próximas décadas, os esforços sejam redirecionados para outras formas de produzir energia, principalmente para o setor automobilístico.

Produtos que são feitos à base de petróleo, como tintas e embalagens, ainda vão continuar, mas é inevitável que o mercado de trabalho sofra algumas consequências.

Mercado de trabalho nacional

A tendência é que, pelo menos de início, muitos trabalhadores, que hoje atuem diretamente com petróleo, percam seus empregos. Isso deve ocorrer por causa da diminuição do dinheiro destinado a essa área, que deve ser redirecionado para outros fins e novas tecnologias.

Com isso, novos cargos vão surgir, mas sem a necessidade de
aplicar força bruta, apenas a intelectual. Isso vai forçar a migração
de pessoas para outras indústrias ou a realização de curso de
capacitação, caso prefira se manter na que está hoje.

Ações pelo mundo

Como dito anteriormente, ações ao redor do globo estão sendo tomadas para diminuir os impactos da ação humana no planeta. O Reino Unido, por exemplo, já anunciou que pretende acabar com a emissão de carbono em seus territórios até o ano de 2050.

Para chegar nesse objetivo, as vendas de automóveis movidos por derivados de petróleo serão proibidas a partir de 2030. Na capital inglesa já existe uma taxa extra para veículos com mais de quatro anos que ainda estejam circulando.

Já na França, essa proibição vai se dar um pouco depois dos britânicos. Em 2040, carros a diesel ou gasolina não poderão mais ser comercializados em território francês.

Já nos Estados Unidos as medidas ainda não são tão radicais. O estado da Califórnia, que é o mais populoso do país e o maior centro industrial, anunciou que vai impedir a venda de veículos automotores que agridam o meio ambiente a partir de 2035.

Com essa atitude, estima-se que a emissão de gases de efeito estufa seja reduzida em 35%.

Curtiu o conteúdo? Não deixe de seguir a Duo Center no Instagram e no Facebook!

E acesse nosso portal de notícias para não perder as novidades do mundo dos carros.

004/ NOTÍCIAS