Volks vs Porsche: uma longa história

 

Quando se pensa em marca de luxo, Porsche com certeza é uma das marcas que vem a cabeça de qualquer pessoa, principalmente quando se trata de fãs do mercado automobilístico. Aficionados por carros que estão dispostos a desembolsar milhões, para ter um dos exemplares a quatro rodas mais cobiçados do planeta.

Contudo o que a maioria das pessoas não sabem, é que a marca de luxo tem uma profunda e antiga ligação com uma das montadoras mais conhecidas e populares do planeta, a Volkswagen. Uma história digna de filme, marcada principalmente por disputas e uma rivalidade dentro e fora do mercado consumidor.

Tudo começa com Ferdinand Porsche e seu filho Ferry Porsche em 1931 quando a marca foi criada. Ferdinand, desde jovem mostrou aptidão para o ramo, logo em 1988, lançou seu primeiro projeto conhecido até hoje como “Sistema Lohner- Porsche. Se tratava de uma carruagem que atingia 56km/h, na época o projeto quebrou vários recordes de velocidade na Áustria.

Em 1930, Ferdinand Porsche foi contratado por Adolfhe Hitler para projetar o “carro do povo”, nasce então o Volkswagen Fusca. Revolucionário em vários aspectos, o veículo inovou ao trazer um motor quatro cilindros, opostos dois a dois, chamado de Boxter, também refrigerado a ar e suspensão independente dianteira. Em 39, devido ao início da segunda guerra mundial, o Volkswagen se tornou veículo militar. Da amizade entre os presidentes das duas marcas Porsche e Volkswagen (Ferry Porsche e Heinz Nordhoff, respectivamente) nasce o projeto 914.

Anos após as montadoras se fundiram, tornando-se marcas do mesmo grupo. As duas famílias faziam parte da comissão que controlavam as decisões inerentes ao negócio, o que levou a uma rivalidade e atritos frequentes entre elas, principalmente no que se dizia respeito o domínio e o poder. Em 2008 a Volkswagen rejeitou o controle da Porsche sobre a produção de um veículo. Segundo a revista Automotive News Europe, a principal discordância era de quem fato devia assumir o comando da linha de frente.

No mesmo ano a Volkswagen acusou publicamente a empresa parceira de querer definir e controlar ações, preços e estratégias de mercado no que seria a próxima geração de SUV VW Touareg. Em resposta,a Porsche se defendeu alegando que, em outro momento, o sedã Premium Porsche Panamera foi entregue abaixo do padrão definido.

As intrigas nos bastidores e as desavenças se tornou algo comum entre as duas marcas. Em 2015 O CEO do então conglomerado empresarial, Martin Winterkorn, foi chamado a atenção publicamente por Ferdinand Piech neto do fundador da Porsche, na época presidente do conselho de administração, que disse em entrevista para a revista Der Spiegel, que não o queria como próximo presidente do conselho. Os comentários geraram desconforto internamente e abriu espaço para ampla especulação do mercado e da mídia.

Para 2020, Porsche aposta no sucesso de seu primeiro modelo elétrico
Os bastidores e a disputa pelo poder já velho conhecido pelos empresários e executivos brasileiros, também é comum em terras estrangeiras.

#CarrosdeLuxo #Carrosimportados #CuriosidadeSobreCarros #CarrosMG
#CarrosUberlândia #ApaixonadosporCarros #Porsche #Volkswagen #Uberlândia #Brasil
#Carros

 

27.07.2020
Saiba qual é a Lamborghini mais rápida da História

O modelo da Lamborghini mais rápida da história não vai andar no asfalto, mas sim, nas águas. É que a montadora italiana, junto com um fabricante náutico, desenvolveu um iate, com o nome de Tecnomar for Lamborghini 63, inspirado nas máquinas do asfalto para levar o luxo e a velocidade até o alto mar. Segundo […]

Leia +
27.04.2020
A história da BMW

Para os amantes da Aston Martin esse vídeo vai te fazer arrepiar.

Leia +
27.04.2020
O Carro mais rápido do mundo – CHIRON

Para os amantes da Aston Martin esse vídeo vai te fazer arrepiar.

Leia +
10.03.2020
O monstro do asfalto

Para os amantes da Aston Martin esse vídeo vai te fazer arrepiar.

Leia +
30.01.2020
Fórmula E

Para os amantes da Aston Martin esse vídeo vai te fazer arrepiar.

Leia +
30.01.2020
Pai e filho se unem e criam Lamborghini em impressora 3D

Para os amantes da Aston Martin esse vídeo vai te fazer arrepiar.

Leia +