Uncategorized

Xiaomi terá marca própria de carros

Só de ouvir a palavra Xiaomi a maioria de nós já imagina smartphones com característica BBB – bom, bonito e barato. A marca realmente veio para revolucionar o mercado de telefones celulares e cada vez mais expande sua atuação na oferta de eletrônicos a nível mundial.

Mas o que com certeza você não estava esperando é a novidade em primeira mão que vamos trazer para você agora: a Xiaomi acaba de anunciar a produção e venda de… carros de luxo.

Xiaomi vai produzir veículos? Como assim?

É isso mesmo que você acabou de ler. A Xiaomi anunciou oficialmente, no final de março de 2021, o investimento de 10 bilhões de dólares ao longo dos próximos 10 anos para criação de uma divisão interna que será responsável por produzir e vender veículos automotivos.

A subsidiária inicialmente será desenvolvida a partir do investimento de US$ 1,5 bilhão. De acordo com a Xiaomi, o objetivo é criar carros de qualidade, elétricos e inteligentes para que no médio e longo prazo “todos possam desfrutar de uma vida inteligente em todos os lugares e momentos”.

Parceria firmada com a Great Wall

Você deve estar se perguntando como uma empresa de eletrônicos vai conseguir lançar um automóvel. De acordo com a própria Xiaomi o objetivo é contornar a falta de experiência no segmento com uma parceria firmada com a Great Wall Motors, que por sua vez, é a maior montadora de veículos chinesa.

Recentemente a Great Wall anunciou uma subsidiária própria para o desenvolvimento de carros elétricos e modernos, a “Ora”. A expectativa é que a Xiaomi invista na mesma.

Qual será o diferencial dos carros Xiaomi?

Como já era de se esperar, a marca aposta na integração entre os carros tecnológicos e modernos com os seus eletrônicos próprios. O conceito, inclusive, já foi previamente adiantado no modelo Bestune T77, que mostrou como seria um possível ambiente em um carro desenvolvido pela Xiaomi.

O Bestune, por sua vez, é um modelo com motor 1.2, câmbio automático de 6 marchas e potência de 143 cc. O valor do carro também é o mais acessível da atualidade para veículos elétricos: 11.900 euros.

O que mais terá no automóvel Xiaomi?

A empresa aponta ainda que a fabricação e a venda de veículos pode representar novos “horizontes financeiros” para a mesma, que espera controlar uma série de serviços tecnológicos relacionados aos veículos.

Eventualmente será possível contratar, por meio do carro de luxo, serviços de streaming de filmes e músicas a bordo, efetuar recargas no aparelho celular, fazer uma reserva em um restaurante e até receber compras de produtos da marca entregues no porta-malas do carro. Demais, não é mesmo?

Ainda não há expectativa quanto a data de lançamento dos primeiros modelos – mas se formos considerar a agilidade dos mesmos para lançamento de demais equipamentos eletrônicos e artigos tecnológicos, a tendência é que não demore muito para encontrarmos os primeiros veículos Xiaomi rodando por aí.